Luvas epi – Dicas de como comprar e informações sobre o segmento

Luvas epi, antes de ser um item de vestimenta, é um equipamento industrial, voltado à segurança de quem esta fazendo uma determinada tarefa, neste caso trata-se da segurança da mão do operador da tarefa.

Epi é uma sigla, e tem o seguinte significado: Equipamento de Proteção Individual, para o qual existe regulamentação especifica na CLT, (artigos 157 e 158) sendo o Ministério do Trabalho e Emprego seu órgão regulador principal.

Sendo um equipamento individual, encontramos epi para as varias partes do nosso corpo: (cabeça, mãos, braços, pés, pernas, tronco).

luvas epi

Já escrevemos sobre diversas luvas epi, segue links de como comprar:

No caso de luvas epi, as cores em que elas são encontradas (vermelha, branca, amarela, verde, laranja) estão ali não como um aspecto decorativo, mas para determinar a sua proteção e resistência de voltagem em circuitos energizados, que podem variar de “500 v até 36kv”.

 

Órgãos reguladores de luvas epi

O órgão regulador de âmbito nacional é o Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comercio Exterior, que atua através de um colegiado interminesterial, o ConMetro, como um órgão normativo, o SinMetro, do sistema nacional.

Esses três organismos, (Sinmetro, Conmetro e Inmetro) foram criados pela lei 5966, datada de 11.12.1973, dando origem ao INMETRO, que veio com a missão desubstituir o então INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Deve ainda ser destacado, que no mês de outubro ocorrem as feiras do setor, a saber, FEBRAMAN, Feira Brasileira de Produtos para Manutenção Industrial e a FISP, Feira Internacional de Segurança e Proteção.

Para fechar este assunto referente a Luvas epi, a que ser mencionado a CIPA, que vem a ser COMISSÃO INTERNA de PREVENÇÃO de ACIDENTES, organismo presente nas empresas que tem sua estrutura e organização a luz também do MTE.

 

Qual sua opinião sobre a importância de luvas epi? Deixe seu comentário abaixo.

Segurança sempre!

 

Vídeo | EPI – Proteção para as Mãos

https://youtu.be/qb1smbi1lVM

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.61
Total de Votos: 227

Luvas epi – Dicas de como comprar e informações sobre o segmento

Deixe um comentário

*