Luvas para eletricista – Dicas de como usar e fornecedores

Luvas para eletricista ou luvas para alta tensão oferece exclusiva proteção contra choques elétricos. Devem ser bem conservadas e usadas corretamente.

Para comprar luvas para eletricista defina a sua utilidade primeiramente, bem como o produto a ser manuseado: trabalhos de utilidade pública, manutenções em indústrias, redes elétricas de grande ou pequeno porte.

Após escolher a finalidade para qual usar luvas para eletricista, tenha em mente a voltagem com a qual será trabalhada, pois existem várias classes, uma para cada medição de eletricidade ou volts. Existem em média seis classes de luvas para alta tensão, de classes até 500 Volts, até 1.000 Volts, até 7.500 Volts, 17.000 Volts 26.500 e até 36.000 Volts.

luva para eletricista baixa tensão

Importante atentar-se a voltagem ao qual as luvas para eletricistas serão utilizadas!

Luvas para eletricista – Dicas de como escolhes

Uma das coisas mais importantes ao comprar luvas para eletricista é lembrar-se da luva de cobertura em couro, que vai por cima das luvas para eletricista, é considerado obrigatória, pois é a proteção contra o atrito, perfurações e cortes.

Depois de escolher as luvas certas para sua proteção é necessário verificar o teste de resistência ao isolamento elétrico pelas normas brasileiras na embalagem, além disso, as luvas de borracha isolante devem atender a determinados requisitos físicos, antes e depois de ensaio acelerado de envelhecimento, como resistência ao rasgamento e à perfuração mecânica etc.

 

Luvas para eletricista baixa tensão

As luvas para eletricista de baixa tensão são confeccionadas em borracha natural, são recomendadas para proteção das mãos, punho e antebraço do profissional eletricista.

Produto destinado a tensão 500V com pico de 2500V, é resistente a ozônio (Tipo II). As luvas para eletricistas de baixa tensão são da classe 00, possuindo alta durabilidade e maio performance na proteção.

Com seu material flexível, este tipo de luva proporciona ao profissional eletricista, ótima movimentação dos dedos ao executar o trabalho. Ao comprar o par de luvas para eletricista de baixa tensão, tenha certeza que o produto esteja de acordo com as normas ABNT/NBR 10622 e ANSI/ASTM D120.

Este tipo de luva se destina a proteção do profissional eletricista contra choques, queimaduras, lesões gravíssimas e até mesmo para a proteção da vida do profissional. As luvas para eletricista de baixa tensão devem ser trocadas a cada 10 anos ou conforme aspecto de conservação.

 

Luvas para eletricista alta tensão

As luvas para eletricista de alta tensão, são confeccionadas nos mesmo moldes do produto de baixa tensão visto acima.

O produto se destina a proteção do profissional eletricista da mesma forma das especificações das luvas de baixa tensão.

Sua utilização é destinada a tensão 17.000V (pico de 20.000V). Apenas a tensão muda comparada as luvas para eletricista de baixa tensão.

Luvas para eletricista alta tensão e baixa tensão

 

 Luva de vaqueta para eletricista

A luva de vaqueta para eletricista é feita totalmente em vaqueta na palma, dedos e dorso. Possui tira de reforço externo em vaqueta entre os dedos polegar e indicador, com dorso de elástico para ajuste e finalizando o punho contém em raspa.

Recomendada para a proteção do profissional eletricista contra agentes abrasivos e escoriantes.

 

Importante – Como armazenar corretamente as luvas

As luvas para eletricista precisam ser guardadas apôs o uso em caixão preferencialmente de papelão e com o lado da etiqueta virado para fora.

Em hipótese alguma é recomendado que as luvas sejam dobradas, enrugadas, comprimidas ou outra situação que possa ocasionar a compressão ou alongamento do produto.

Recomenda que as luvas sejam armazenadas em ambiente livre de ozônio, produtos químicos, solventes, vapores e redes elétricas. O local de armazenagem deve possuir temperatura ambiente e não mais que 35°C.

 

Principais distribuidores e lojas de luvas para eletricista

Dos mais vastos distribuidores, os mais comuns e que podem ser encontrados pela internet são: Bueno EPI – Segurança em Equipamentos, Zeus do Brasil – Shopping da segurança, KSI equipamentos de segurança entre outros.

Já escrevemos também sobre outras luvas de segurança em:

Como comprar luvas epi

Como comprar luvas de malha de aço

Como comprar luvas nitrílicas

Como comprar luvas de vaqueta

Saiba fazer a escolha certa e proteja sua vida.

Passo a palavra para o leitor. Qual sua opinião sobre luvas para eletricista, também acha importante?

Segurança sempre!

 

Vídeo | Luvas para eletricista, você conhece?

https://youtu.be/wKeyhHVCXFM

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 295

Luvas para eletricista – Dicas de como usar e fornecedores

Deixe um comentário

*